CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 22 de junho de 2010

Socorro! Meu filho cresceu.

Sou eu que vou seguir você do primeiro rabisco até o bê-á-bá”.

Educar filhos é tarefa complicada! É, antes de tudo, NOS educarmos. Exige calma, humildade, esforço cotidiano e tolerância para chegarmos até a essência deles. E é aí que acabamos por descobrir a nós mesmos; nossas imperfeições e limitações, nossos anseios, nossas projeções.
 
Meu filho tem 7 anos e uma consciência tão grande do que se passa à volta dele que às vezes me assusta e me dá a sensação de que tenho muito mais a aprender com essa ‘pessoinha’ do que ela comigo.
 
Em casa, costumamos brincar que a cegonha cometeu um erro de logística: o Lucca deveria ter sido entregue à minha irmã mais nova. Ele é exatamente como ela quando criança: estabanado, desorganizado, vive trombando nas quinas e aprontando molecagens. É agitado que só ele! Minha mãe constantemente dizia pra filha caçula: “Quando crescer, você também vai ter uma Liginha”. E, todos sabemos, “praga de mãe pega”! Só que o ‘Liginho’ veio pra mim. :)
 
Apesar de atrapalhado, o Lucca parece outra criança no que diz respeito à atenção que dispensa ao que se passa à volta dele; é uma criança muito perceptiva. Parece sempre estar prestando mais atenção no entorno dele do que em si próprio. Não sei até onde isso é salutar, mas é uma característica bastante evidente nele. Não deixa escapar nada; capta todos os detalhes no ar.
 
Também é uma criança extremamente sensível e preocupada com os problemas do mundo, com os menos favorecidos, com os doentes e os idosos. Tem um grande senso de justiça. Não tem dificuldade de dividir nada material, mesmo que isso signifique abrir mão de algo que é importante para ele. É uma criança verdadeiramente humana, sensível e consciente das necessidades alheias.
 
Duas ou três vezes em que o guincho da Porto Seguro nos prestou assistência – eles oferecem aquela merendinha embalada para os assegurados –, o Lucca procurou algum morador de rua para repassar o lanche que recebemos como cortesia. Afinal, “nós temos comida em casa e não vai nos fazer falta, né, mamãe?” Ele também participa com satisfação de campanhas de doação de agasalhos e brinquedos nos supermercados que frequentamos e fica muito chateado quando alguém joga lixo no chão; muitas vezes, ele mesmo recolhe. Aliás, confesso: foi ele que me ensinou a reciclar. 
 
Certa vez, expressou toda sua decepção em relação a mim com o fato de eu não ter respeitado a Hora do Planeta (projeto que convida as pessoas a desligarem as luzes de suas casas por uma hora, a partir das 20h30min, em um dia específico). Foi dormir emburrado nesse dia e decepcionado com a própria mãe.
 
Ele é extremamente carinhoso e tem um coração que não cabe no peito! Tenta, a todo custo, suprir as necessidades afetivas dos que convivem com ele. Quer sempre agradar, à maneira dele. Sente-se responsável por diminuir todas as carências da avó e, às vezes, fica dividido entre estar comigo e estar com ela, porque sabe que ela precisa mais dele do que eu. 
 
Ele adora sentir-se útil.  Muitas vezes, expressa com palavras aquilo que eu mesma estou sentindo e oferece sua companhia, simplesmente para ‘estar lá’ nos momentos em que entende que eu preciso. E, aí, a criança agitada é capaz de passar horas deitada ao meu lado, me fazendo cafuné e perguntando insistentemente se preciso de alguma coisa.
 
No entanto, o que mais me impressiona é o vocabulário rebuscado que ele, desde cedo, apresentou. Ultimamente, mais do que nunca. Ele traz certa poesia no que diz, mesmo que em forma de prosa, que me encanta e orgulha cada vez mais. Ele se expressa de forma madura e surpreendente. Seus comentários são sempre muito bem contextualizados; defende seus pontos de vista com argumentos coerentes e bastante inteligentes. 
 
O Lucca tem apenas sete anos e carrega consigo todo o peso da idade. São tantas as responsabilidades que ele tem de administrar: acordar cedo para ir à escola, fazer lição (um monte!), provas, leituras, aula de natação, aula de esportes, curso de robótica... Além disso, ainda tem que ser um bom filho, um bom neto, um bom sobrinho, um bom amigo, um bom parceiro (ele diz que meu cunhado é parceiro dele). Às vezes, acho que são coisas demais para alguém tão novo.
 
Sinto que o tempo voou nesses últimos sete anos e que a criança que existia em casa deu lugar a um mini-adulto cedo demais.
 
Socorro! Meu filho cresceu. E eu mal percebi.
 
Desculpem se pareço ansiosa. Mas ele, que tem só SETE anos, acabou de me perguntar qual é a raiz quadrada de 9. (!!!)

Comentários recentes do Lucca:

Lucca: Mamãe, qual é a raiz quadrada de 9?
Eu: O que?????
Lucca: Raiz quadrada. No seu tempo de escola não ensinavam?

Lucca: Mamãe, esse poema é tão lindo que encantou meu coração inteiro. Obrigada. Se não fosse por você, eu jamais teria conhecido essa poesia. (Metade, do Oswaldo Montenegro, que ele ouve sem parar.)

Lucca: Mamãe, cheguei para alegrar o seu dia!
Eu: Que coisa ótima, meu amor! Mas o que é essa mancha vermelha no seu olho? Se machucou na escola?
Lucca: Não, é só um pingo de tinta.
Eu: Ah, vocês brincaram com tinta hoje?
Lucca: NÃO! Nós TRABALHAMOS com tinta, mamãe.

Eu: Lucca, não está na hora de ir pra cama?
Lucca: Não, mamãe, ainda estou muito ativo para pegar no sono.

Eu: Lucca, o que você está fazendo embaixo da mesa com essa chave de fenda?
Lucca: Estou tirando os parafusos de um dos pés, porque preciso fazer uma experiência.

Eu: Mas quem será que contou isso pra Fulana?
Minha mãe: Só pode ter sido o Beltrano.
Lucca: Acho difícil, vovó, porque o Beltrano é uma pessoa MUITO reservada.

Eu: Tá um frio na rua, filho!
Lucca: Eu que o diga hoje de manhã!
Eu: Muito frio, é?
Lucca: Frio? Estava gélido e um hálito branco saía da minha boca.

Lucca: Mamãe, antigamente, eu era o único amigo que a Gigi tinha. Hoje, ela é a garota mais popular da escola e já não liga muito pra mim. Sorte dela, azar o meu.

Lucca: Vovó, você sabe o que é tal coisa? (Esqueci qual foi a pergunta)
Minha mãe: Não sei, Lucca, mas a gente pode pesquisar quando chegar em casa.
Lucca: Não precisa, vovó, eu sei o que é. E entendo que você não saiba. A minha escola realmente ensina coisas que os outros colégios não ensinam.

Minha mãe: Lucca, por favor, recolha todos esses brinquedos espalhados pela sala e leve para o seu quarto.
Lucca: ...
Minha mãe: Ainda não recolheu? Por que a demora?
Lucca: Estou juntando tudo para levar de uma vez só. Me diz agora: quem é o inteligente aqui?

19 comentários:

Carol Machado disse...

Simplesmente emocionada!

Letticia Caruso disse...

Sabe que quase mencionei o Teteu e a Giu nesse post? Porque eles são crianças muito especias, Carol. Só eu sei o quanto esse dois mexeram comigo quando dormiram aqui em casa, naquele dia tão turbulento. Eles demonstraram uma maturidade que a gente não encontra em qualquer lugar. Só mesmo uma mãezona como você pra criar duas pessoinhas como aquelas.

Carol Machado disse...

É Le, eu ia dizer q eles são como o Lucca... rs Tão maduros e com tanto a me ensinar!!
Precisamos nos ver!
bjão!

Anônimo disse...

Hi therе mates, how is all, аnd ωhat you wish for to sау regarԁing thiѕ paгagraρh, іn mу vіeω іtѕ in faсt awеsome dеѕіgneԁ for me.
Feel free to visit my webpage ... Silk N Sensepil Review

Anônimo disse...

What's up to every , for the reason that I am genuinely eager of reading this blog's pοst tо be updatеd daily.
It contains nice stuff.

Checκ out my page :: Resolutehearts.com

Anônimo disse...

Hі there frіеnds, hοw
іs all, and whаt you desire to say about
this ρieсe оf writing, in mу vіew its actually awesome
in suρpoгt of mе.

Αlѕo vіsit my weblog http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm
My web site: Sensepil Review

Anônimo disse...

I needed to thank you for thiѕ fantastic rеad!
! ӏ definitely loved evеrу little bit of іt.
I hаve got you book markeԁ to looκ at new
stuff you post…

Feеl frеe to visit my page - mouse click the next article

Anônimo disse...

Ӏ trіеԁ out ԁifferent
еleсtronic cigaretteѕ found in thе induѕtry, but none of which
satisfiеd myself as Half truths Smoke would.
I cаn say thеѕe are supeгiοr qualitу
e cigs which helр you enjοy smoκing сigагettes, ωithout worrying гegardіng yοur hеalth.


Have a look at mу ωeblog ... Green Smoke

Anônimo disse...

Ηеу woulԁ you mind letting
me know ωhiсh webhοst you're using? I've loaded yоur blog in 3 cоmplеtelу dіfferеnt іnternet browѕerѕ anԁ I must say thіs blog loads a
lοt fаster then moѕt. Can
you suggest a good hosting provider at a fair priсe?

Thаnks а lot, I appreciаte it!

Feel fгee tо surf to mу blog; Myfenerbahce1907.Com

Anônimo disse...

Τhanks designеd for sharing such a niсe idea, artiсlе is niсe, thats
why i hаve rеad it cοmpletely

Visit mу ѕite :: Similar Site

Anônimo disse...

Yοur method of explainіng evеrything іn
this piеcе οf writing iѕ truly pleаsant, every one be
able to effortleѕsly understand it, Thаnks a lοt.


My рage - just click the up coming website

Anônimo disse...

Flex Belt would probably be for me, considering that I am busy and require to multi-task.



Also visit my web-site flex belt review

Anônimo disse...

Thаnκs on your marvelous postіng!
ӏ quіte enjoyеd rеading it, you happеn tο bе a great author.
Ӏ will be sure to bookmaгk your blog and wіll come back at some point.

I wаnt to enсourage one tо continue yοur gгeat postѕ, have a nice afternoon!



my homepage: v2 cigs

Anônimo disse...

Нi there, јust beсame aware of уour blog through Google, and fоund that іt is truly informative.
I am going to watch out for brussels. I'll appreciate if you continue this in future. Many people will be benefited from your writing. Cheers!

Stop by my web site - click through the next Web page

Anônimo disse...

I'm really enjoying the design and layout of your website. It'ѕ a ѵery eаsy on thе eyеs whіch makes it much mοre
plеasant for me to come hегe аnd νisit more often.
Did you hire οut a desіgner to creаte yоur theme?
Eхceρtionаl work!

Feel free to visit my weblog: crossroad-fwch.org

Anônimo disse...

We're a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your web site offered us with helpful info to work on. You have done a formidable task and our whole neighborhood will likely be thankful to you.

Also visit my web page V2 Cigs Review

Anônimo disse...

Thiѕ design іs wicκed! Yοu obvіοusly know how to κeep a rеader amused.
Between уouг wit anԁ уοur videos, I was almost
moved to start my own blog (ωеll, аlmost.
..HaHa!) Great job. I rеally еnϳoyed what
you hаԁ tо say, аnd more than
that, how you prеsеntеd іt.
Тoo cool!

Feel free to visit my web ѕite ... http://wiki.mmizuki.dyndns.org

Anônimo disse...

Ηі to eνery body, it's my first visit of this webpage; this blog contains amazing and actually fine information for readers.

Here is my web-site: http://www.Sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-Or-4075176.php

Anônimo disse...

The instrument is built incredibly consumer welcoming.
This software platform features a two 7 days totally free trial prior to obtain.



Here is my homepage; obd 2 scan tool