CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O que você faz da sua vida?


Esse site tem uma proposta interessante. Reúne dados sobre as principais coisas que pessoas do mundo todo querem realizar. Encontra-se de tudo um pouco.

Os números mostram que as cinco maiores aspirações dos que lá postaram são: ‘perder peso’, ‘parar de adiar’, ‘escrever um livro’, ‘se apaixonar’ e ‘ser feliz’. Nada surpreendente para  o Top 5 dos anseios da humanidade. Mas, procurando nas entranhas do site, pode-se descobrir coisas curiosas. E é muito legal inspirar-se pelas ambições alheias, ou, como diz uma amiga: ‘reciclar ideias’.

Entretanto, mais legal ainda é realmente parar por um momento, ou vários, e pensar nas coisas que ansiamos realizar e que são passíveis de se concretizar.

Eu faço lista pra tudo, até pra Papai Noel. ADORO! Mas, claro, não interessa se vamos, de fato, listar as 43 coisas que gostaríamos de realizar; o importante é que estabeleçamos certos objetivos e tracemos um plano realista para alcançá-los. Não façamos dessa lista uma simples ‘wish list’; façamos dela uma verdadeira ‘to do list’. Assim, como apontado no site, da próxima vez que alguém perguntar: ‘o que você faz da vida?’, você pode responder com a maior confiança do mundo: ‘eu faço 43 coisas!’.

Eu sei que junho, apesar de encerrar um semestre, não é exatamente o mês mais habitual de se fazer avaliações do que passou ou de se pensar em novos objetivos. Dezembro, sim, costuma vir acompanhado de balanços e promessas. Mas, todos sabemos, sempre é hora de rever – ou estabelecer – metas e analisar os caminhos que estamos percorrendo para atingi-las.

Confesso que 2009 foi um ano de poucas conquistas palpáveis pra mim. Se eu pensar na lista de coisas que eu imaginava que faria durante o ano passado, talvez fique bastante frustrada. Deixei muita coisa inacabada. Pensei muito, decidi pouco e realizei menos ainda. Foi um ano conturbado, de crise!

Mas toda crise é uma oportunidade! Por isso, é verdade, também, que 2009 desencadeou uma boa quantia de mudança interior e muito crescimento pessoal. 2009 colocou o trem da minha vida de volta aos trilhos. Nesse sentido foi um bom ano. E, 2010, até agora, foi bastante produtivo, em diversos aspectos.  Decisões tomadas, ações postas em prática, muita coisa consolidada, novas perspectivas, horizontes mais amplos.

Em outra ocasião, já há alguns anos, criei uma lista daquilo que eu gostaria de fazer, mas que, muito provavelmente, nunca se concretizaria. Coisas como ‘aprender a digitar sem olhar para o teclado’, ‘dançar tango com o Al Pacino’ – cena do filme Perfume de Mulher –, ‘aprender a tocar violino’, ‘viajar o mundo’ ou ‘participar de uma Olimpíada’. Sem traumas; era uma lista bem fantasiosa. Eu tinha plena consciência disso.

Agora, finalmente, aqui estão as 43 coisas que eu almejo para os próximos anos (na verdade, são só ALGUMAS das coisas que anseio e a ordem em que estão dispostas não denota prioridade de uma sobre qualquer outra, embora ela exista na minha cabeça).  É uma listinha bastante eclética – de trivialidades a grandes eventos  –, contudo, bem mais realista e provável de ser posta em prática. :)

1.    Fazer mestrado
2.    Ganhar fluência em espanhol
3.    Terminar meu curso de fotografia
4.    Aprender a jogar sinuca
5.    Terminar de escrever meu livro
6.    Conhecer o Leste Europeu e os países ibéricos
7.    Fazer RPG para a minha dor na coluna
8.    Passear de gôndola por Veneza
9.    Fazer um tour pela América do Sul e outro pela América Central
10.    Ser mais organizada com as minhas roupas
11.    Trabalhar como fotógrafa
12.    Saltar de paraquedas
13.    Criar o hábito de me alimentar mais vezes durante o dia
14.    Desenferrujar meu inglês
15.    Ser menos ansiosa
16.    Cozinhar mais
17.    Praticar algum tipo de meditação
18.    Passar a usar lentes de contato
19.    Desfazer-me de coisas que são dispensáveis
20.    Ler ao menos 100 clássicos da literatura mundial (sem contar os que eu já li)
21.    Ter menos medo de errar
22.    Tomar menos remédios
23.    Abrir meu próprio negócio
24.    Morar sozinha (com meu filho, claro)
25.    Voltar ao convívio com os cavalos
26.    Voltar a praticar exercícios diários
27.    Ler mais sobre Filosofia, Sociologia e Religião
28.    Recuperar algumas amizades
29.    Passar mais tempo sozinha
30.    Passar mais tempo com familiares e amigos
31.    Ser menos exigente com o meu filho e saber respeitar as limitações dele (todos temos)
32.    Ser mais compreensiva com a minha mãe
33.    Deixar uma mensagem ou cadeado no balcão da Giulietta, em Verona
34.    Frequentar sebos, como opção às livrarias e, assim, gastar menos com livros
35.    Fazer alguém muito feliz
36.    Terminar de ler A Ilíada e A Odisséia
37.    Colocar silicone
38.    Começar algum trabalho voluntário
39.    Viver fora do Brasil por um tempo
40.    Retirar os pinos e as placas de titânio do meu rosto
41.    Fazer um curso de Vinhos
42.    Ser mais simples
43.    Ler Dom Quixote em espanhol

E aí, quais são as 43 coisas que você faz da SUA vida?

3 comentários:

Carol Machado disse...

Lê, que inspiração!!!!
Comecei minha lista.... Mas acho q ela terá mais de 43 itens.. rs
Adoro suas postagens!!
bjão!

Fernanda Salviano disse...

Eu não entendi porque 43? Que númerozinho mais sem nexo!
Mas, vamos lá!
Posso te ajudar no ítem 30, e ser sua companheira no ítem 41. O 27 eu tb colocaria na minha lista... e o 36 eu já poderia riscar da minha! Pro 38, pode contar comigo, afinal, trabalho numa ONG. Já está inclusa no nosso próximo projeto!
Vou fazer minha lista... Já comecei! O ítem n˚1 da minha lista é fazer uma lista! Viu que eficiencia!!!

Letticia Caruso disse...

'Bóra' fazer um curso de vinhos semestre que vem, Fê?
Vou fazer a Rota dos vinhos em Ontário. Voltarei com mais vontade do curso... :)